Ayres Westin Advogados

Novo Acordo Paulista oferece descontos de até 75% em débitos fiscais

Compartilhe

Empresas poderão negociar débitos de ITMCD, ICMS, IPVA e multas Procon inscritos em dívida ativa no Estado de São Paulo até fevereiro de 2026. O novo Acordo Paulista (Edital PGE/TR 01/2025) oferece descontos de até 75% sobre juros e multas e parcelamento em até 120 vezes.

De acordo com o edital, os descontos serão estabelecidos conforme o grau de recuperabilidade dos créditos, sendo de até 75% de desconto sobre juros e multas para créditos irrecuperáveis e de 60% para os de difícil recuperação, limitados a 65% do valor total dos créditos e desde que não reduzam o montante do principal.

Além disso, o edital permite o parcelamento em até 120 vezes, com possibilidade de utilização de precatórios e créditos acumulados de ICMS. Especificamente para créditos recuperáveis, é prevista a necessidade de prestação de garantia para parcelamentos superiores a 84 parcelas em montante correspondente ao valor do saldo final líquido transacionado.

O edital ainda dispõe que a transação é integral, isto é, não autoriza a transação de parte do débito inscrito em CDA (Certidão de Dívida Ativa) e não engloba débitos de ICMS destinados ao FECOEP (Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza), tampouco os garantidos por depósito, seguro garantia ou fiança em ações com trânsito em julgado favorável ao estado de São Paulo, ou ainda não inscritos em dívida.

Compartilhe